Realização




Patrocínio










Apoio Institucional






Apoio






Apoio Gráfico




Organizadora




Agência de Turismo



Palavrinha inicial

Bem-vindo! Minas se alegra com a sua visita e com a oportunidade de receber o Conbrascom. Esperamos que sua estadia seja agradável e, mais do que isso, ousamos ter quase certeza de que, se já não se apaixonou à primeira vista, você ainda vai cair de amores por essa terra barroca e austera, do cafezinho com broa de milho, do autêntico feijão tropeiro, das quitandas e jabuticabas que se apanham no pé.

De nossa parte, é questão de honra acolher quem vem de fora e convencê-lo a voltar um dia, nem que seja em pensamento; e é um prazer ensinar ao forasteiro com quanta luz, brilho e sombra se escreve a palavra “saudade”.

De tanta coisa o mineiro tem fama!... É pão-duro (ao menos “seguro”) ou muito farto; prevenido, quando não desconfiado; matuto, matreiro e rude, embora negociador e diplomata nato; reservado e discreto, apesar da queda para um dedo de prosa; lavrador, jagunço, poeta, artista e músico. Algumas dessas contradições poderão ser comprovadas ou desmentidas enquanto vocês aqui estiverem, mas, para resumir, o nativo das Minas Gerais é, de fato, diverso.

Pensando que, afinal, esse é um traço de todo brasileiro, queremos, ainda assim, fazer da sua vinda uma experiência única. Parte desse objetivo já está assegurado pela motivação do nosso encontro, que congrega profissionais que buscam aprimorar o entendimento institucional da justiça com o cidadão. Porém, para promover ainda mais a integração, teremos uma confraternização no encerramento desse evento.

Para tanto, nada melhor do que um lugar numa boa mesa, quitutes, petiscos e tempo para aproveitar a companhia. O espaço escolhido, o Balaio de Gato, no Mercado Distrital do Cruzeiro, sintetiza a vocação do mineiro e dos comunicadores para se reunir, debater, comerciar e criar juntos novos caminhos e possibilidades. A expressão, “baláidigátu”, em mineirês fluente, designa a saudável confusão de ideias, propostas e soluções que queremos provocar no Conbrascom.


Manuela Ribeiro Barbosa
(Jornalista da Assessoria de Comunicação do TJMG)


Convite do Presidente para participar do Conbrascom 2015



Apresentação

O Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) nasceu a partir do Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, tem edições anuais e é um evento de ampla aceitação e reconhecimento técnico entre os profissionais de comunicação, comunidade acadêmica e os integrantes do Sistema de Justiça.

Por meio de debates, painéis e conferências, o Conbrascom estimula o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para o esclarecimento do cidadão e contribui para a democratização das instituições e o acesso à Justiça. O Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), entidade que promove o Conbrascom, considera que a informação, como prevê a Constituição, é um bem público, e que a comunicação deve pautar-se pelo interesse coletivo e pela inclusão social.

O FNCJ é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada no dia 27 de março de 2002, ao final do III Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e Ministério Público, realizado em Alagoas. O objetivo do Fórum é ampliar o debate sobre a comunicação nos órgãos que integram o Sistema de Justiça, envolvendo juízes, procuradores, promotores, jornalistas, publicitários, organizações governamentais e não-governamentais, além da sociedade civilorganizada.

Podem ser filiados ao FNCJ os assessores de comunicação e profissionais que atuem nas assessorias de comunicação dos órgãos que fazem parte do Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas, Defensorias Públicas, OABs, entidades representativas da magistratura e outras entidades afins). São membros colaboradores juízes, jornalistas, procuradores, promotores de Justiça, pesquisadores e professores universitários.


Data e Tema

O XI Conbrascom será sediado em Belo Horizonte/MG, nos dias 18 e 19 de junho de 2015 e terá como tema: Comunicação Pública: Gestão e Perspectivas no Sistema de Justiça..


Local do Evento

Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
Rua Goiás, 229 – Centro – Belo Horizonte - MG
Saiba como chegar

Público-alvo

Direcionado a assessores e profissionais de comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas, Ordem dos Advogados, entidades representativas da magistratura e instituições afins, além de ministros, juízes, procuradores e promotores de Justiça, bem como jornalistas e estudantes universitários.


NOTÍCIAS:
Vídeo de agradecimento aos participantes do Conbrascom 2015





Íntegra do discurso proferido pelo presidente do FNCJ, Vanderlei Ricken, na abertura do Conbrascom 2015



Cumprimentando e agradecendo ao Excelentíssimo Desembargador Wander Paulo Marotta Moreira, 3º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, neste ato representando o Desembargador-Presidente Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, o anfitrião deste Congresso,  saúdo e agradeço a todos os integrantes da Mesa de Honra,  já nominados pelo Cerimonial.
 



Assessores de comunicação defendem aproximação com magistrados e pedem assento em comitê do CNJ


A entidade que reúne os assessores de comunicação dos órgãos ligados ao Sistema de Justiça divulgou, nesta terça-feira (23), carta na qual defende maior autonomia para as assessorias e, ao mesmo tempo, uma atuação mais integrada ao dia a dia de magistrados e operadores do direito









2015 Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça

E-mail: conbrascom@gmail.com