Domingo, 22 de Agosto de 2021

Aqui tem Justiça

Título: Aqui tem Justiça

Categoria:  Mídia Social

Instituição: CNJ - Conselho Nacional de Justiça

Coordenador: Juliana Freitas

Autores: Marcela de Sá, Carolina Valadares, Marcus Vinícius Carlos Rolim Póvoa, Virgínia Gomes, João Marcos Corrêa, Thayná Moura

Resumo: Em abril de 2019, o Conselho Nacional de Justiça encabeçou uma campanha em parceria com diversos órgãos do Poder Judiciário e associações de classe: #AquiTemJustiça. A campanha busca estreitar o entendimento do trabalho da Justiça entre os usuários das redes sociais, divulgando projetos, programas e boas iniciativas do Poder Judiciário em todo o país. Mostramos que as ações do Judiciário brasileiro têm extensões em todos os cantos do Brasil e só no primeiro mês de campanha tivemos como resultado um alcance superior e 1,2 milhões de pessoas no Facebook, mais de 350 mil impressões no Twitter e mais 198 mil impressões no Instagram (vezes em que os tweets com a hashtag foram vistos por usuários únicos). Construímos uma identidade visual que situa se as pessoas nos locais onde as ações, programas ou projetos são executados e que tenham, também, identidade com os símbolos nacionais. A identidade visual foi baseada nas cores da bandeira brasileira com um ícone que representa um ponto de localização para mostrar que naquele lugar o Judiciário está presente. A humanização do material ficou a cargo das fotografias. Todo o trabalho foi realizado de forma orgânica, ou seja: sem custos.

Público-alvo: Todos os brasileiros usuários do Facebook, Twitter e Instagram acima dos 16 anos

Veiculação: Entre os dias 8/4/2019 até os dias atuais.

Justificativa: Segundo o Relatório Justiça em Números de 2019, mais de 90% da população brasileira reside em município-sede da Justiça Estadual. No entanto, muitos brasileiros ainda desconhecem o trabalho realizado diariamente por esse Poder, que é, também, considerado um dos mais confiáveis, de acordo com o Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro realizado pela Fundação Getúlio Vargas. A população, precisa, então, entender o que a Justiça brasileira tem feito para melhorar a sua vida, o acesso à Justiça e aplicação das leis.

Objetivos: Com publicações que trouxeram informações e boas práticas realizadas no CNJ, nos tribunais superiores e tribunais estaduais, tivemos como objetivos principais:

- situar os cidadãos, por meio da identidade visual no espaço físico onde a ação acontece, mostrando que a Justiça está presente em todo o país;

- informar a população a respeito de ações, projetos, programas e boas práticas do Poder Judiciário em todo o Brasil.

Observações: O grande diferencial desta campanha foi a união do Poder Judiciário em um objetivo único: aproximar o trabalho do Poder Judiciário dos cidadãos. Tribunais superiores STF, STM, TSE, TST, Justiça Federal e Justiça Estadual, associações de classe AMB, Anamatra, Ajufe e Rádio e TV Justiça foram importantes parceiros nessa iniciativa. Difundiram por meses ações e projetos do Judiciário brasileiro. Só no dia 8 de abril, o CNJ publicou 27 práticas positivas no Twitter, uma de cada estado e do DF.

Links de acesso:

https://uploads.knightlab.com/storymapjs/efaf23964152107bc11bc5644b72f0bb/aquitemjustica/index.html  

Avaliado por: André Tamura, Tarso de Oliveira Rocha e Marco Antônio Bonito

Observações dos Jurados:

Trabalho com tema árido para a internet executado de maneira excepcional e completa.  

Nota final: 6,67

Compartilhe esta notícia:
Aqui tem Justiça

Deixe um comentário

Faça login para poder comentar.

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

PATROCÍNIO:

APOIO:

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (51) 4141-8082

FNCJ nas Redes